Tecnologia

YouTube Shorts testa gravação de vídeos com imagens de fundo feitas por IA

Mais praticidade e rapidez aos vídeos curtos publicados

por Andrei Longen
YouTube Shorts testa gravação de vídeos com imagens de fundo feitas por IA

O YouTube Shorts começou a testar uma nova ferramenta de criação e edição de vídeos curtos. Chamada provisoriamente de Tela dos Sonhos (Dream Screen), a funcionalidade permite adicionar imagens de fundo, nesses vídeos, criadas com IA Generativa.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Num exemplo cedido pelo próprio Google, os usuários só precisam imaginar uma situação para um plano de fundo para usar na suas gravações curtas. Assim, a Tela dos Sonhos do YouTube Shorts cria o plano de fundo baseado nos comandos iniciais digitados pelo criador de conteúdo enquanto ele edita o vídeo na sua ferramenta de trabalho.

Passo a passo para usar IA no YouTube Shorts

Caso você seja um dos usuários selecionados para usar a Dream Screen, saiba que o Google liberou um guia (em inglês) para ajudá-lo nas suas criações. A versão em português está abaixo.

  1. Abrir o YouTube
  2. Clicar no botão de criação (símbolo de mais)
  3. Clicar em Green screen (tela verde)
  4. Clicar no símbolo de criação com IA
  5. Descrever o conteúdo que você quer gerar
  6. Clicar em Criar pré-visualização
  7. Selecionar o vídeo a ser postado (usar o vídeo gerado por IA como plano de fundo) e realizar a sua gravação
  8. Adicionar detalhes do vídeo, como descrição, título e assim por diante.
  9. Clicar em Fazer upload para publicar o vídeo final

Por enquanto, o Google avisa que a Tela dos Sonhos do YouTube Shorts só está disponível para alguns usuários selecionados do YouTube Shorts. Os testes ainda serão ampliados a um maior número de criadores de conteúdo. Mas não foi informado exatamente quando isso irá acontecer. E nem se a funcionalidade irá, de fato, ser incorporada permanentemente na plataforma de vídeos.

O que é YouTube Shorts?

Lançado em 2020, o YouTube Shorts faz parte da plataforma de vídeos YouTube. Com ele, usuários podem publicar vídeos no formato vertical e bem mais curtos do que os conteúdos tradicionais. Ele é uma resposta ao sucesso de outras mídias, como a rede social TikTok e o Reels, funcionalidade para vídeos do Instagram.