Tecnologia

YouTube está ativando protetor de tela mais rápido em TVs com Android

Tela Ambiente do YouTube agora precisa de 3 a 5 minutos para parecer depois que um vídeo é pausado na TV

por João Gabriel Nogueira
YouTube está ativando protetor de tela mais rápido em TVs com Android

O YouTube agora está mais “agressivo” com seu protetor de tela em TVs com Android e Google TV. Chamado de Tela Ambiente, o recurso que levava cerca de 10 minutos com o vídeo pausado para aparecer, agora é ativado em apenas 3 a 5 minutos.

A Tela Ambiente do YouTube mostra algumas paisagens e artes abstratas que vão se alternando em intervalos de poucos segundos. Trata-se de um protetor de tela para evitar o infame burn-in, que pode acontecer quando uma imagem fica parada na TV por um longo período de tempo.

A mudança de tempo não foi anunciada oficialmente pelo YouTube, mas sim observada em testes do 9to5Google. Desse modo, não foi divulgada uma justificativa para a mudança, mas especula-se que a popularidade das TVs OLED tem algo a ver com isso.

Tela Ambiente no YouTube em uma TV fotografada pelo 9to5Google.
Fonte: 9to5Google

Uma das maiores contrapartidas dos LEDs orgânicos é a facilidade com que suas telas sofrem o efeito de burn-in, então pode ser que a plataforma de vídeos reajustou o tempo de sua proteção para evitar problemas.

YouTube se ajusta para um mundo dominado por OLED?

O recurso de Tela Ambiente é muito comum em dispositivos de casting como o Chromecast e o Fire TV Stick, além de estar presente diretamente em muitas TVs. Geralmente ele pode ter o tempo de ativação alterado ou até ser desligado completamente nas configurações, mas no caso do recurso do YouTube não há essa opção.

Não temos confirmação de que foi por causa das telas de OLED que a plataforma fez essa mudança, mas vale lembrar que há uma luz no fim do túnel para o ponto fraco dessa tecnologia – uma luz azul.

Cientistas recentemente fizeram um avanço importante que pode melhorar os emissores azuis em telas OLED, resolvendo em grande parte seu problema de burn-in. Leia mais aqui.