Tecnologia

YouTube passa a transmitir anúncios em vídeos pausados em smart TVs

Internautas no Reddit reportam que a novidade já vem sendo apresentada

por Andrei Longen
YouTube passa a transmitir anúncios em vídeos pausados em smart TVs

O YouTube está aprimorando sua forma de monetizar ainda mais com os vídeos publicados nos aplicativos da plataforma instalados em smart Tvs. Desta vez, a ferramenta está experimentando com um formato de anúncios não interruptivos, que é basicamente exibir publicidade aos usuários mesmo quando os vídeos estiverem pausados.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Essa novidade, inclusive, já está valendo. Alguns usuários do Reddit reportam que, mesmo que seus vídeos estejam parados, anúncios começam a ser tocados automaticamente nas laterais da transmissão original. O vídeo principal “encolhe” à esquerda e dá lugar para a publicidade à direita.

Veja, abaixo, uma demonstração em imagem do que tem acontecido no YouTube de algumas regiões. O exemplo mostra uma propagando do Pixel 8, smartphone do Google, ao lado de um vídeo pausado pelo usuário.

anúncio é exibido em vídeo pausado no youtube de smart tvs
Créditos: Reddit.

Pela experiência dos que já receberam a publicidade, a novidade não chega a ser tão invasiva assim. De qualquer forma, pode representar um problema para quem usa o YouTube para estudar ou assistir a aulas online. Pausar uma lição e ser interrompido com vídeos automáticos de publicidade atrapalharia na concentração e na produtividade.

Não existem informações se o formato será mesmo adotado. Por enquanto, são apenas testes. Também não se sabe se o recurso ficará mais para os apps de TVs ou se abrangerá a plataforma como um todo. Nem se será apenas para desktops ou dispositivos mobile. Porém, considerando a agressividade da monetização, pode-se esperar pelo todo.

YouTube e TikTok podem ter que pagar imposto

Junto com o TikTok, o YouTube é uma das plataformas que mais drena a atenção dos usuários. É exatamente pensando nessa disputa com outros tipos de mídia, que a Ancine está sugerindo ao Senado Federal para que ambas paguem impostos. A arrecadação desses valores seriam reinvestidos em produções audiovisuais brasileiros, como filmes, curtas e documentários.