Placa XTX da AMD com GPU Navi 48 baseada em RDNA 4 aparece na internet
Documento de transporte revela qual pode ser o nome do modelo topo de linha da próxima geração de GPUs da AMD
O vazamento de um documento de transporte revela qual pode ser o nome da próxima placa de vídeo Radeon topo de linha da AMD, baseada em RDNA 4. As informações mencionam a GPU Navi 48 e o sufixo XTX na nomenclatura do modelo de próxima geração.
Com rumores apontando que a AMD não deve tentar competir diretamente no segmento high-end de GPUs domésticas neste ano, havia dúvidas de como isso impactaria na nomenclatura das novas placas baseadas em RDNA 4. A resposta parece ser “não muito”.
Mantendo-se o sufixo XTX, é bem provável que a empresa não vai mudar o estilo de nome para o modelo mais avançado de suas Radeon, mesmo que ela vá competir com uma RTX 5070 em vez da 5090. Seguindo a lógica de nomenclatura da geração anterior, a nova placa com GPU Navi 48 pode se chamar Radeon RX 8900 XTX.
https://twitter.com/harukaze5719/status/1800399080927232136
O documento foi compartilhado pelo “vazador” Everest (@Olrak29_) no Twitter, seguido da resposta de outro especialista em informações não oficiais, o harukaze5719. No segundo post, são mostradas quatro versões de Radeon baseadas em Navi 48.
Especula-se que o chip Navi 48 será usado nos modelos mais avançados da geração RDNA 4, enquanto o Navi 44 vai aparecer nas opções de entrada.
AMD ainda não se despediu de RDNA 3
A geração atual de GPUs da AMD ainda tem um pouco mais de pano para manga, segundo os rumores e vazamentos. Uma publicação da parceira AOOSTAR revelou que devemos ver ao menos mais uma Radeon da linha aparecendo no mês que vem, em julho.
Uma suposta Radeon RX 7650M XT para notebooks e PCs compactos deve fazer sua estreia oficial em breve, se os boatos estiverem corretos. Leia mais aqui.