Wieland prepara cooler de resfriamento líquido que não precisa de bomba
Protótipo do cooler aparece funcionando com apenas radiador e placa de dissipação bem fina na CPU
A Wieland está testando o protótipo de um cooler de resfriamento líquido para a CPU que não precisa de bombeamento ativo para funcionar. É isso que nos revela o conhecido canal de hardware der8auer, no YouTube, que fez um vídeo mostrando o cooler trabalhando e sua performance de resfriamento.
Infelizmente a fabricante ainda não divulgou detalhes de como seu novo acessório funciona. Podemos ver pelas imagens um radiador de 240mm (dois fans de 120mm) com seus canos ligados a duas extremidades diferentes de um dissipador de alumínio alojado sobre o processador.
O dissipador é visivelmente mais fino que o de costume, uma vez que não há uma bomba ativa de líquido sobre ele. Também foge à regra a posição em que os canos se ligam a ele, em extremidades opostas, em vez de lado a lado. Esse posicionamento pode ter a ver com o funcionamento misterioso do cooler, que usa as leis da termodinâmica para fazer o líquido se mover, em vez de uma bomba mecânica.
O pessoal do PCGamesN especula a possibilidade do cooler usar um funcionamento semelhante a uma câmara de vapor, em que o líquido chegaria a evaporar enquanto dissipa o calor do processador, subindo naturalmente pelo cano para ser resfriado no radiador e completar o ciclo. A Wieland não revelou exatamente a substância usada.
Performance do cooler tem espaço para melhorar
O produto ainda está na fase de protótipo, e o próprio autor do vídeo encontra espaço para melhorias. Segundo der8auer, a solução da Wieland deixou a CPU entre 8 a 10ºC mais quente do que um cooler do mesmo tamanho usando uma bomba ativa.
Mas o anfitrião dos testes estima que trocar o alumínio do dissipador por cobre e diminuir o espaço entre os ventiladores do radiador pode ser suficiente para deixar o produto mais competitivo. Ainda que ele não passe a ter a exata mesma performance de coolers com bomba, ele pode oferecer um diferencial de menos barulho e mais durabilidade por ter um componente a menos para dar defeito.
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