Vazamento do Exynos 2500 indica que novo SoC pode focar na eficiência
Informações não oficiais do Exynos 2500 revelam alguns dos clocks do processador
Os novos Galaxy S24 ainda nem estão nas prateleiras e já temos mais vazamentos sobre o Exynos 2500, chipset que pode equipar a próxima geração de dispositivos premium da Samsung. Para a decepção dos ávidos por números, parece que a fabricante vai mirar mais na eficiência do que em ganhos de performance para seu novo SoC (System-on-a-Chip).
É importante ressaltar que não são informações oficiais. Um tweet da conta OreXDA, que já acertou informações confidenciais antes, afirma que o Exynos 2500 pode ter velocidades de clock até um pouco menores do que as encontradas no atual Exynos 2400.
X5 MP1 : 3.3GHz~3.2GHz
A730 MP3 : 2.5GHz~2.3GHz
A730 MP2: ?GHz~?GHz
A520 MP4: ?GHz~?GHz https://t.co/FkgK2TNh9u— Connor / 코너 / コナー (@OreXda) January 21, 2024
Segundo o tweet, o núcleo Cortex-X5 principal do novo SoC pode rodar de 3.2GHz a 3,3GHz. Enquanto isso, três outros núcleos Cortex-A730 ficariam em valores entre 2.3GHz e 2.5GHz. Vale lembrar que outros vazamentos indicam que o novo Exynos deve ter uma organização 1+3+2+4 de núcleos, o que significa que os “2+4” restantes podem ter velocidades até menores.
Exynos 2500 terá foco na eficiência?
É bastante fora do comum ver uma companhia diminuir os clocks de um produto de uma geração a outra, mas isso pode ser indicativo de que a Samsung vai buscar se destacar na eficiência energética para a próxima geração de seus Galaxy.
Se a fabricante conseguir manter seu novo processador em clocks menores sem sacrificar performance, ele deve consumir menos bateria. Isso tem potencial de gerar um impacto mais perceptível para o usuário final do que alguns ganhos no desempenho.
Outra possibilidade é que os números estejam simplesmente errados. Importante lembrar que estamos falando de rumores e que a Samsung nem está promovendo o Exynos 2500 oficialmente ainda.