Tecnologia

Unreal Engine 5 está sendo portada para rodar direto no navegador

Devs da Wonder Interactive trabalham para fazer Unreal Engine 5 rodar nativamente no browser pela WebGPU

por João Gabriel Nogueira
Unreal Engine 5 está sendo portada para rodar direto no navegador

A Unreal Engine 5 pode em breve rodar de maneira nativa diretamente em navegadores. É para isso que o pessoal da Wonder Interactive está trabalhando, conforme foi revelado recentemente de maneira um tanto inesperada. Foi postada uma imagem do motor gráfico rodando em um browser no Twitter, e o CEO da empresa trabalhando no projeto confirmou sua veracidade.

De acordo com o post, a Wonder Interactive está usando WebGPU para portar a Unreal Engine 5 para navegadores. Para quem não conhece, a WebGPU é uma nova API considerada uma sucessora para  WebGL, ainda usada em mais larga escala atualmente.

“Muito empolgado em compartilhar uma espiada na Unreal Engine 5 rodando pela WebGPU, com renderização multi-threads, muitas otimizações de performance, e a estrela do show… Um sistema de streaming de assets.”

O motor gráfico da Epic é muito associado aos jogos, mas ele tem várias aplicações comerciais além do desenvolvimento de games. E parece que a iniciativa da Wonder é nesse sentido, uma vez que a imagem parece mostrar a engine sendo usada para desenhar um carro. De todo modo, com o port sendo finalizado, o potencial de uso é bem amplo, e poderemos talvez ver jogos renderizados pela UE 5 direto no navegador.

Unreal Engine 5 é apenas um dos motores sendo portados pela Wonder

A empresa trabalhando para levar a engine da Epic para os navegadores parece ser especializada justamente nisso. O pessoal do VideoCardz encontrou uma apresentação deles que revela o objetivo de oferecer o mesmo tratamento também para a Unity, Godot e O3DE.

Captura de tela de uma apresentação da Wonder Interactive, mostrando as engines que a empresa quer portar para navegadores.
Fonte: Wonder Interactive

Essa é a mesma companhia que já colocou a Unreal Engine 4.27 nos navegadores. Confira mais informações sobre tecnologia através deste link!