Ubisoft aposta na IA generativa e quer testar mais projetos
Muitos investimentos estão por vir à tecnologia no mundo dos games
A Ubisoft está mais do que interessada em experimentar mais com tecnologias emergentes. O caso mais atual é a IA generativa, tamanha a sua popularidade nos últimos meses. A empresa recentemente não apenas revelou o protótipo do projeto NEO NPCs, como também tem se mostrado aberta a testar soluções inovadoras, validando a possibilidade de criar novas experiências.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
A informação surgiu durante a GDC 2024. Na ocasião, o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, comparou a IA generativa com outras tecnologias emergentes da indústria dos games, como o Wii Remote e o Kinect. Ele explicou que nessa indústria, por vezes, é necessário apostar nelas, mesmo que elas pareçam cruas demais.
Nem sempre é cedo demais. Às vezes você acerta. Com o Wii, pudemos fazer coisas que nem sabíamos que conseguiríamos. Com o Kinect, criamos experiências muito reativas. […] Mas isso não funciona assim o tempo todo. Às vezes você chega cedo demais […] O que se deve considerar é que todas as novas evoluções devem ser consideradas e testadas. A IA generativa já existia há bastante tempo. Agora estamos dando mais um passo porque há muitos investimentos nela. E é claro que os games vão usá-la, assim como outras indústrias.
62% dos estúdios de games usam IA generativa
O interesse da Ubisoft na IA generativa tem tudo a ver com o momento da tecnologia. E ela não está sozinha neste mercado. Atualmente, 62% dos estúdios de games usam IA para acelerar processos e otimizar a produção dos seus títulos em estágio inicial.
Numa outra ocasião, lá em meados do ano passado, a empresa até se envolveu numa polêmica com escritores com o lançamento da Ghostwriter, IA de geração de diálogos automáticos para NPCs.