Tecnologia

Truecaller vai usar IA para criar assistente de chamadas com voz do usuário

Aplicativo faz parceria com a Microsoft e vai usar Azure IA para criar um robô assistente que atende chamadas com a voz do usuário

por João Gabriel Nogueira
Truecaller vai usar IA para criar assistente de chamadas com voz do usuário

O aplicativo de triagem de chamadas Truecaller anunciou uma nova função que vai usar IA para criar um assistente com a voz do usuário. Em parceria com a Microsoft, o app vai usar tecnologia Azure e clonar a voz do usuário, para que chamadas possam ser atendidas pelo robô virtual.

A ideia é usar a versão digital do usuário como um assistente, que responde à ligação e deixa a pessoa saber se ela precisa ou não ser atendida. Seria uma maneira de evitar spam e telemarketing, ao mesmo tempo em que amigos e familiares podem deixar um recado ou pedir para que a pessoa atenda.

No vídeo acima, o diretor de produto do Truecaller, Raphael Mimoun, dá um exemplo de como o assistente digital vai funcionar. Em um post no blog da Microsoft, ele comenta sobre a ferramenta, ressaltando sua importância para avançar as possibilidades com IA:

“O recurso de voz pessoal permite que nossos usuários aproveitem suas próprias vozes, permitindo que o assistente digital soe como eles quando lida com chamadas recebidas. Essa capacidade inovadora não apenas adiciona um toque de familiaridade e conforto aos usuários, mas também mostra o poder da IA em transformar a maneira que interagimos com nossos assistentes digitais.”

Microsoft fala do uso responsável de IA no Truecaller

No post do blog oficial da Microsoft sobre a parceria com a Truecaller, a empresa comenta sobre o uso responsável de IA e medidas tomadas para evitar seu mau uso no novo recurso do aplicativo.

A dona do Azure diz que será necessário fazer um registro para usar o assistente digital, e que ele só estará disponível em casos específicos. Além disso, marcas d’água digitais são adicionadas às falas do assistente, para que sempre possam ser reconhecidas como geradas por IA.

São medidas nas linhas do que tem sido proposto pelas grandes empresas de tech, tentando mitigar as preocupações que envolvem a IA generativa. Leia mais aqui.