Tecnologia

SIMA é nova IA do Google que joga games como se fosse um humano

IA já treinou e adquiriu mais de 600 habilidade jogando

por Andrei Longen
SIMA é nova IA do Google que joga games como se fosse um humano

Engenheiros do DeepMind, um projeto paralelo do Google para outras formas de inteligência artificial, acabam de soltar uma novidade. Eles desenvolveram a SIMA (Scalable Instructable Multiworld Agent), uma IA programada para cumprir uma diversidade de tarefas aleatórias em games, jogando todos eles como se fosse um ser humano.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Segundo o anúncio, a SIMA foi treinada para responder a uma variedade de ambientes 3D virtuais. O que ela faz é ser instruída a experimentar como eles funcionam com responsividade, completando objetivos que mudam constantemente em tempo real. “Ela segue instruções de forma muito natural, completando tarefas como os humanos fariam”.

SIMA foi testada para mais de 600 habilidades

Segundo os desenvolvedores da IA, ela já foi treinada para mais de 600 habilidades e comandos responsivos, incluindo navegação, interação com objetos e tomadas de decisão de acordo com o que acontece na tela. Numa experiência que se aproxima muito do jogador humano, ela pode executar ações que não levam mais do que 10 segundos para serem pensadas e completadas.

Alguns exemplos relatados pelo time do DeepMind.

  • Atirar em asteroides em No Man’s Sky;
  • Encontrar água em Valheim;
  • Dirigir um carro em Goat Simulator 3;
  • Fabricar minério de ferro em Satisfactory.

A expectativa dos desenvolvedores é que a SIMA se transforme na agente de IA para games mais completa. “Vamos continuar expondo [a IA] a diferentes mundos, esperando que ela se torne cada vez mais versátil. E, com modelos mais avançados, esperamos melhorar o entendimento e a habilidade dela em instruções ainda mais avançadas, completando objetivos cada vez mais complexos”.