Tecnologia

Samsung pretende renovar assistente Bixby com recursos inspirados no ChatGPT

Informação foi confirmada por executivo

por Andrei Longen
Samsung pretende renovar assistente Bixby com recursos inspirados no ChatGPT

A IA chegou para ficar. E é natural que as empresas de tecnologia queiram passar a usá-la nos mais diferentes serviços. Desta vez, a Samsung confirmou que pretende fazer uma renovação na sua assistente virtual Bixby, incorporando recursos inspirados no que fizeram do ChatGPT ser o grande sucesso do segmento.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

A informação surgiu através de Won-Joon Choi, vice-presidente da filial da empresa lá no México. Na ocasião, o executivo cedeu uma entrevista à rede de TV norte-americana CNBC. E adiantou que a Bixby deve ficar bem mais inteligente quando passar a receber recursos típicos IAs generativas.

Segue uma parte da transcrição da fala do executivo ao canal.

Com a emergência da IA generativa e das tecnologias LLM (modelos de linguagem), acredito que precisamos redefinir o papel da Bixby, para que ela pode ser integrada à IA generativa e se tornar mais inteligente no futuro.

Por ora, não se sabe exatamente quais recursos vão ser. E nem quando a reformulação na assistente acontecerá. Mais informações devem aparecer nos próximos meses. Mas é importante lembrar que, atualmente, a Samsung já conta com um mecanismo próprio de IA generativa, o Gauss, que tem recursos semelhante a outros modelos linguagem, como o ChatGPT (OpenAI) e o Gemini (Google).

Bixby é pouco usada por usuários

A Bixby não é exatamente popular entre os usuários de qualquer linha de dispositivos da Samsung. E a menção da assistente em meio à explosão da IA pode significar que a empresa planeja realmente fazer com que a ela se torne tão gigante quanto outras tecnologias do segmento, como a Alexa (Amazon) ou a Siri (Apple).

A Bixby foi lançada em 2017, junto com a chegada do Galaxy S8. Naquela época, a assistente por voz permitia ao usuário configurar seu smartphone e alguns aplicativos instalados no aparelho. Mas seus recursos não passavam além disso. Quem sabe uma integração com o Gauss possa ajudar nessa recuperação da assistente.