Tecnologia

Samsung pode criar GPU própria para Exynos e romper com a AMD

Segundo informações não oficiais, a Samsung teria planos de ficar mais independente no desenvolvimento de seus SoCs para celulares

por João Gabriel Nogueira
Samsung pode criar GPU própria para Exynos e romper com a AMD

A Samsung pode optar por encerrar sua parceria com a AMD e desenvolver uma GPU própria para usar em seus processadores Exynos, para mobile. A informação ainda está na fase de rumores, mas apareceu em duas fontes diferentes comentando sobre o assunto.

Um dos muitos vazadores de tecnologia no Twitter comentou sobre o assunto no mês passado. Roland Quandt (@rquandt) disse que a “Samsung parece mirar no lançamento de um SoC topo de linha de próxima geração com sua própria GPU”.

Agora, adicionando credibilidade à postagem, o site coreano Naver afirma que a executivos da Samsung teriam falado do assunto durante um comitê recente com a diretoria da empresa. Aparentemente, um dos representantes do conselho administrativo da Samsung decidiu  pelo investimento em GPUs.

Os últimos processadores Exynos da companhia foram feitos em parceria com a AMD, que cuidou da parte dos gráficos com seus chips Xclips, baseados em RDNA. O próximo SoC da fabricante, o Exynos 2500, ainda vai usar gráficos AMD e possivelmente vai aparecer nos Galaxy S25.

É depois dessa geração que poderemos ver um SoC com GPU da própria Samsung, se os rumores se confirmarem.

Parceria entre Samsung e AMD deve continuar nas fábricas

Enquanto circulam rumores de que a dona dos Galaxy pode romper com a AMD para o fornecimento dos gráficos em seus processadores Exynos, isso não significa que as empresas não vão mais se falar.

A gigante sul-coreana tem um complexo industrial importantíssimo na fabricação de semicondutores, e temos informações de que a AMD pretende optar por ela para o fornecimento de chips em 3nm num futuro bem próximo. Você pode ler mais a respeito clicando aqui.