Tecnologia

Samsung pode habilitar detecção de acidentes de carro no Galaxy S24 Ultra

Sensor específico para o recurso foi encontrado por acaso no Galaxy S24 Ultra e no Galaxy Z Fold5

por João Gabriel Nogueira
Samsung pode habilitar detecção de acidentes de carro no Galaxy S24 Ultra

A Samsung pode se tornar a terceira grande fabricante de celulares no mundo a oferecer detecção de acidentes de carro em seus celulares. Um sensor específico para o recurso foi encontrado no Galaxy S24 Ultra e no Galaxy Z Fold5, mas a companhia ainda não falou sobre planos de trabalhar com essa tecnologia.

Atualmente, apenas a Google e a Apple oferecem tal recurso em seus celulares, desde o Pixel 4 e o iPhone 14, respectivamente. É por isso que há tempos se espera uma resposta da Samsung, pela marca trabalhar com dispositivos super premium e ser extremamente popular.

Mishaal Rahman, do Android Police, encontrou indícios de que a novidade pode estar por vir mexendo em seu Galaxy Z Fold5. Na lista de sensores do aparelho, aparece um tal de “Car Crash Detect Wakeup”, algo que pode ser traduzido como “acordar ao detectar acidente de carro”. O mesmo sensor foi encontrado no Galaxy S24 Ultra também, mas não em outros aparelhos da Samsung.

Captura de tela do sensor de detecção de acidentes no Galaxy Z Fold5 e no Galaxy S24 Ultra
Fonte: Android Police

O sensor em questão não é um componente físico, mas um virtual composto que trabalha com dados variados de outros sensores para realizar sua função. A empresa por trás dos Galaxy ainda não falou oficialmente sobre o assunto, mas há esperança então de algo aparecer em um update futuro.

Detecção de acidentes no Galaxy S24 é uma possibilidade?

Para a detecção de acidentes funcionar de maneira adequada, ela precisa usar praticamente todos os sensores presentes no seu celular simultaneamente e interpretar de maneira correta se houve ou não um acidente. É algo que, se for mal implementado, pode drenar recursos do seu celular e realizar falsos chamados para serviços de emergência – um cenário pior que o outro.

É por isso que o recurso, mesmo sendo tão útil, está presente em apenas duas linhas de dispositivos. Se a Samsung conseguir uma solução satisfatória e funcional, mesmo aparecendo apenas em seus celulares mais caros, vai ser um passo importante para a tecnologia alcançar mais pessoas.

E o Galaxy S24 deve ir parar nas mãos de muitos usuários, como indica seu sucesso de pré-venda na Coreia do Sul. Leia mais aqui.