Samsung apresenta primeira tela QD-LED do mundo
Nova tecnologia da Samsung abre mão dos LEDs orgânicos e aumenta sua longevidade contra burn-in
A Samsung apresentou nessa semana a primeira tela feita com tecnologia QD-LED no mundo. O produto foi mostrado durante a SID 2024, evento totalmente voltado para a divulgação de novas soluções de display pelas maiores fabricantes do mundo.
A tela não é um produto para o consumidor final, servindo como uma pequena amostra do que esperar do QD-LED. O protótipo aparece na imagem abaixo, com 18,2” de tamanho e 3.200 x 1800p de resolução. O brilho fica em apenas 250 nits.
A tecnologia QD-LED não deve ser confundida com QD-OLED, que já aparece em TVs e monitores da Samsung. A grande diferença está justamente na ausência do “O”, de “orgânico”. Ou seja, os diodos emissores de luz da QD-LED são sintéticos, o que diminui seu desgaste com o tempo e reduz muito as chances de burn-in.
A Samsung afirma que sua nova tecnologia é feita com pontos quânticos livres de cádmio, o que mantém seus painéis mais amigáveis para o meio ambiente. Seus artigos de pesquisa em cima da tecnologia chegaram a ser premiados nessa edição do SID.
Samsung oferece alternativas ao OLED
A longevidade é o ponto fraco da popular tecnologia OLED, e não são raros os problemas de burn-in desse tipo de tela. Fabricantes como a Samsung estão sempre buscando alternativas para oferecer mais opções aos seus consumidores.
Mas uma solução pode acabar surgindo ainda nos LEDs orgânicos. Cientistas da Universidade de Cambridge divulgaram recentemente seus avanços para melhorar os emissores de luz azul em telas OLED, os verdadeiros culpados pelos problemas de burn-in nesses monitores. Você pode ler mais a respeito clicando aqui.