Tecnologia

Ryzen AI 9 HX 370 se destaca em testes de performance

Nova APU Ryzen AI da AMD tem resultados próximos de processadores e placas de vídeo desktop no Cinebench e 3DMark

por João Gabriel Nogueira
Ryzen AI 9 HX 370 se destaca em testes de performance

O Ryzen AI 9 HX 370, versão mais avançada das APUs atualmente disponíveis na família Strix Point, está chamando a atenção pelo seu bom desempenho em testes de performance circulando na internet. Resultados obtidos no Cinebench e no 3DMark podem até ser comparados a modelos de CPU e placa de vídeo desktop.

Como o processador em questão se trata de uma APU, ele reúne componentes de CPU e GPU em uma mesma peça. São 12 núcleos baseados em Zen 4, com 24 threads, acompanhados de 36MB de cache e clocks de 2GHz base, indo até 5.1GHz boost. Os gráficos integrados ficam por conta de um chip Radeon 890M baseado em RDNA 3.5 com 16 unidades computacionais (CUs) a 2.900MHz.

Começando pelos resultados do Cinebench, que foca na CPU, o Ryzen AI 9 HX 370 foi comparado ao modelo Ryzen 9 7950X e não ficou para trás. Em single-core tivemos basicamente um empate, enquanto em multi-core a APU conseguiu ficar até um pouco na frente. A performance da NPU também tem um salto em relação à geração anterior, indo para 80 TOPS.

Resultados do Cinebench para o Ryzen AI 9 HX 370.
Fonte: GPD

Na parte de gráficos, o novo processador Strix Point é menos impressionante, mas não deixa de oferecer uma performance digna de elogios. No teste Time Spy do 3DMark, a GPU integrada do novo chip para notebooks da AMD fica apenas alguns pontos atrás de um RTX 3050 de 50W.

Resultados do 3DMark para o Ryzen AI 9 HX 370.
Fonte: GPD

Nos gráficos acima o resultado do teste do Ryzen AI 9 HX 370 aparece como “GPD DUO”. Isso acontece porque o dispositivo usado para os testes com a APU foi exatamente esse, um novo notebook da GPD que vai contar com duas telas e usa a atual APU topo de linha da AMD.

Como serão as APUs Ryzen baseadas em Strix Halo?

O topo da linha de processadores mobile baseados em Strix Point parece ter se saído muito bem nos testes sintéticos de desempenho, e certamente serão uma opção muito interessante não apenas para notebooks, mas também PCs em formato de console portátil para jogar.

Os resultados de desempenho levantam a questão dos futuros componentes baseados em Strix Halo, que no momento existem apenas no mundo dos rumores. Aparentemente a AMD prepara APUs com mais performance ainda, para um novo segmento de preço. Leia mais sobre eles clicando aqui.