Tecnologia

Ryzen 9000 pode chegar em julho sem aumentar o número de núcleos

A nova geração de processadores Ryzen baseados em Zen 5 da AMD é apontada para julho por um "vazador"

por João Gabriel Nogueira
Ryzen 9000 pode chegar em julho sem aumentar o número de núcleos

A próxima geração de processadores Ryzen, baseados em Zen 5, pode chegar em julho, de acordo com o rumor da vez. A informação aponta ainda que não veremos um aumento na contagem de núcleos em relação aos chips da AMD atualmente disponíveis para PCs.

O boato vem de um “vazador” que assina como wjm47916, no fórum Chiphell. A pessoa diz que a série Ryzen 9000 será lançada em julho, nas configurações de 6, 8, 12 e 16 núcleos. Essa é a mesma contagem encontrada na família atual 7000 de processadores da AMD.

Um diferencial importante para os novos componentes do lado vermelho da força, no entanto, é que todos esses núcleos seriam do mesmo tipo Zen 5, enquanto a Intel trabalha com uma associação entre núcleos de performance e núcleos de baixa energia.

A previsão do lançamento em julho, porém, não se alinha com outros vazamentos que já tivemos sobre os próximos Ryzen. Uma das parceiras da AMD, a AOOSTAR, chegou a indicar que a nova geração de processadores chega em agosto.

AMD pode falar dos novos Ryzen em junho

É possível que a AOOSTAR estivesse se referindo apenas às APUs como a Strix Point, com o lançamento da linha para PC doméstico acontecendo antes, em julho.

De todo modo, no momento temos apenas especulações e rumores. Devemos ter alguma novidade oficial vindo diretamente da AMD durante a Computex 2024, que começa em junho. A empresa vai fazer uma apresentação no dia 3, logo antes da Intel – clique aqui para saber mais.