Tecnologia

RTX 5090 pode vir com memória GDDR7 de 512-bit em novo PCB

Rumores falam de um layout de memória "muito denso" para a nova RTX 5090, que ainda não conta com informações oficiais

por João Gabriel Nogueira
RTX 5090 pode vir com memória GDDR7 de 512-bit em novo PCB

Novos rumores sobre a RTX 5090 afirmam que a placa vai vir com um layout de memórias bastante denso, retomando uma interface de 512-bit que não se via há tempos no segmento doméstico de GPUs. Além da grande capacidade de memória, os componentes viriam todos na geração GDDR7, oferecendo realmente um salto para essa parte da placa de vídeo.

As informações não são oficiais e estão circulando no fórum Chiphell, em posts assinados pelo usuário Panzerlied. Ele fala como um insider, mas o tempo dirá até onde seus vazamentos estão corretos.

Ainda de acordo com os boatos, a Nvidia vai criar um PCB completamente novo para a RTX 5090 comportar tanta memória. O pessoal do WCCFTech fala da existência de três designs distintos, e que não se sabe se os três seriam incorporados na mesma placa ou se são três possibilidades e apenas uma será escolhida no produto finalizado. O site mostra três possibilidades não oficiais para o esquema dos novos PCBs com os fans na placa:

Supostas possibilidades de design para o PCB da RTX 5090.
Fonte: WCCFTech

Há rumores de que a RTX 5090 Founders Edition pode chegar com 32GB para o segmento doméstico, e suas variantes para workstations alcançando 64GB. Mais uma vez, é importante ressaltar que estamos falando de especulações e a Nvidia ainda não fez nenhuma declaração oficial sobre o lançamento de GPUs baseadas em Blackwell para PCs.

Quando chega a RTX 5090?

Enquanto a Nvidia não fala oficialmente de sua série RTX 50 de placas de vídeo, os rumores têm circulado desenfreados pela internet. Há uma divergência nos boatos sobre quais modelos vão aparecer ainda neste ano, mas até o momento os vazamentos concordam que pelo menos a RTX 5090 chega ainda em 2024.

Para saber mais sobre a discussão a respeito da chegada ou não da RTX 5080 no final do ano, é só clicar aqui.