Tecnologia

RTX 5080 é melhor em ray tracing do que a 4090, segundo insider

Nova RTX 5080 baseada em Blackwell pode ter ray tracing melhor e rasterização equivalente à RTX 4090, dizem os rumores

por João Gabriel Nogueira
RTX 5080 é melhor em ray tracing do que a 4090, segundo insider

Um rumor recente sobre a nova geração Blackwell de GPUs da Nvidia aponta que a RTX 5080 vai superar em ray tracing o atual modelo topo de linha da fabricante, a RTX 4090. A informação vem de uma conta no Twitter conhecida por vazamentos corretos sobre hardware.

Segundo AGF (@XpeaGPU), “a GB203 está perto da AD102 em raster e é mais rápida em RT”. GB203 é o codinome da GPU que supostamente será usada na RTX 5080, enquanto AD102 se refere ao núcleo da RTX 4090. “Raster” é uma abreviação para rasterização, o método clássico de renderização dos games, enquanto RT, obviamente, é ray tracing.

Em seu mesmo post, o insider comenta que uma melhora considerável de performance para a placa em relação à sua versão anterior vai depender da competitividade da AMD. Rumores anteriores, no entanto, apontam que o lado vermelho não pretende competir nesse segmento de performance com a Nvidia em 2024.

RTX 5080 vai usar GDDR7?

Mesmo se a Nvidia não precisa oferecer um grande ganho de desempenho na RTX 5080 para competir com a AMD, o que tem aparecido nos rumores já é interessante para a placa. Uma performance equivalente à 4080 na maioria dos casos, superando no ray tracing, parece ser atrativo suficiente dependendo do preço que for cobrado pela GPU.

Além disso, de acordo com outros vazamentos do mesmo insider AGF, a placa vai ser um dos modelos Blackwell a receber GDDR7, o que também deve resultar em modelos bem interessantes para o consumidor. Leia mais aqui.