Tecnologia

Roku mostrará anúncios em TVs ociosas e games pausados [rumor]

Patente segue em análise por escritório do segmento nos EUA

por Andrei Longen
Roku mostrará anúncios em TVs ociosas e games pausados [rumor]

A Roku está buscando novas formas de faturar com serviços de streaming na sua TV. Desta vez, uma patente descoberta da empresa sugere que ela pretende mostrar publicidades, entre anúncios e vídeos com propagandas, enquanto as TVs dos usuários estiverem em modo ocioso (ligadas, porém não usadas por qualquer app ou função).

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Isso significa, por exemplo, que naquele momento em que seu jogo no PS5 estiver pausado ou em modo ocioso baixando alguma atualização, imagens com comerciais serão mostradas automaticamente na tela da sua TV. E isso aconteceria através do reconhecimento de dispositivos terceiros conectados via HDMI nos mesmos televisores.

O funcionamento da patente da Roku

A patente da Roku em questão é descrita como “inserção de anúncio personalizado HDMI“. E se refere e um novo sistema de comunicação entre dados de TVs com streamings / sistemas Roku para exibir anúncios em smart TVs. Esses anúncios seriam semelhantes ao que já vemos atualmente em banners pela internet. Ou mesmo antes de vídeos começarem a rodar em plataformas como o YouTube.

Neste sentido, a própria TV seria capaz de analisar o conteúdo exibido nos televisores, reconhecendo o momento de ócio do usuário para começar a transmitir as propagandas. O sinal do momento, mesmo pausado em qualquer tipo de conteúdo, seria substituído por vídeos comerciais.

Por ora, a patente segue em análise pelo escritório de patentes dos Estados Unidos. Atualmente, a Roku tem mais de 80 milhões de contas registradas mundialmente em smart TVs, em dispositivos de streaming e apps compatíveis. Os lucros totais da empresa, incluindo os com anúncios em vídeos nestes sistemas, superou US$ 3.5 bilhões em 2023.