Tecnologia

Rival para Dolby Atmos deve chegar em 2024, dizem Google e Samsung

Dona do YouTube e renomada fabricante de TVs trabalham juntas em tecnologia rival para Dolby Atmos

por João Gabriel Nogueira
Rival para Dolby Atmos deve chegar em 2024, dizem Google e Samsung

Google e Samsung anunciaram no final do ano passado que estão trabalhando juntas na criação de uma tecnologia rival para Dolby Atmos. Agora, as empresas afirmam que seu novo recurso chega ainda neste ano para TVs, YouTube e mais.

A marca Dolby conseguiu estabelecer sua fama como um símbolo de excelência em áudio através de tecnologias que evoluíram há anos para chegar no Atmos. Trata-se de um recurso patenteado, no entanto, gerando custos para as fabricantes em sua implementação. É o mesmo que acontece com a DTS:X.

Imagem conceitual da Dolby para ilustrar o funcionamento do áudio espacial.
Fonte: Dolby

Por esse motivo a Google e a Samsung resolveram se aliar e criar um novo padrão de som espacial aberto, um rival para Dolby Atmos que pode ser usado por qualquer empresa interessada. A tecnologia é conhecida pela sigla IAMF: Immersive Audio Model and Formats. Em tradução livre significa “modelo e formatos de áudio imersivo”.

Rival para Dolby Atmos vai aparecer no YouTube e TVs da Samsung em breve

A Samsung prometeu implementar uma versão do IAMF (que talvez terá um nome diferente) ainda neste ano em seus produtos, o que inclui TVs e outros sistemas de áudio. O mais interessante é que até aparelhos mais antigos podem acabar ganhando o recurso, através de updates de firmware. É possível, mas não foram feitas promessas.

Já a Google pretende levar o IAMF para o YouTube, também em 2024. A maior plataforma de vídeos do mundo não suporta Dolby Atmos ou Dolby Vision, optando por tecnologias de código aberto.