Reclamações contra empresas de telecomunicação caem 24,1% em 2023
Associação das empresas de telecomunicação do Brasil comemora queda de 24,1% nas reclamações
Todo brasileiro adulto já deve ter reclamado de sua operadora de telecomunicações ao menos uma vez na vida (provavelmente bem mais), mas parece que o cenário está mudando. A Conexis, associação de empresas de telecomunicação do Brasil, comemora uma queda de 24,1% nas reclamações sobre os serviços em 2023.
O número aparece em proporção ao mesmo período para o ano anterior. Os dados foram obtidos através da Anatel e apontam um total de 1.306.213 reclamações registradas em 2023, contra todas as companhias. Em 2022, esse número alcançou 1.721.443 de queixas.
Parece que a queda nas reclamações registradas mais recentemente segue uma tendência. A Conexis afirma que nos últimos cinco anos tivemos uma redução de 56% nas queixas contra empresas de telecomunicação.
Empresas de telecomunicação parabenizam a si mesmas
Como um dos principais motivos para a redução no número de reclamações, a Conexis declara o Sistema de Autorregulação das Telecomunicações, estabelecido em 2020. É uma iniciativa das empresas de se preocuparem mais com o atendimento e não frustrar seus usuários.
É interessante ressaltar que a maior queda registrada no número de reclamações foi na área de TVs por assinatura, que recuou 31,3% no ano passado. Telefonia móvel vem em segundo lugar, com uma redução de 26,4% nas queixas. São áreas cada vez menos usadas pelas pessoas, com o crescimento dos serviços de streaming e aplicativos de mensagens.
A plataforma Não Me Perturbe também recebe seus méritos. É possível usar a página para cadastrar seu número e bloquear chamadas de companhias de telecomunicação, bancos e outros agentes de telemarketing.
Falando em Anatel e reclamações, recentemente tivemos o registro de ótimas opções de celular para jogar na parede quando se está bravo aparecendo no órgão regulatório brasileiro. Confira aqui.