Próxima geração Xeon da Intel deve trazer cache de até 480MB
Número representa um incremento de 30% em relação ao cache dos processadores Xeon passados
O vazamento mais recente sobre os próximos processadores da linha Xeon mostra que a Intel está investindo para não ser ultrapassada na corrida pelo cache de alto desempenho. Aparentemente, a linha de CPUs com codinome Granite Rapids deve vir com 480MB de cache.
O número representa um incremento de 50% em relação à geração passada, também conhecida como Emerald Rapids – e isso levando em conta que esses processadores já tiveram um salto de três vezes no cache da geração anterior a eles. Parece que a concorrência com a AMD oferecendo muita memória em sua linha Epyc fez a Intel se mexer.
According to #Intel SDE 9.33.0, the L3-cache in #GraniteRapids increases to 480MB which is 1.5 times 320MB of #EmeraldRapids https://t.co/8dQo4RyWZN pic.twitter.com/jJw0zDCsVB
— InstLatX64 (@InstLatX64) January 20, 2024
De acordo com o SDE 9.33.0 da Intel, o cache L3 na GraniteRapids aumenta para 480MB, o que é 1,5 vez mais que os 320MB da EmeraldRapids.
Os processadores Epyc 9004 atuais da AMD contam com até 384MB de cache L3, já sendo superados pelo número vazado para o próximo Xeon no topo da linha Granite Rapids. A AMD conta ainda com o Genoa-X, que usa 3D cache e salta o número do cache para mais de 1GB, então é cedo para a Intel comemorar.
Próximos Xeon devem competir com próximos Epyc
Comparar os próximos Xeon com processadores atuais, no entanto, não é o ideal. O vazamento da vez se refere aos componentes que a Intel está desenvolvendo para competir com os próximos Epyc de sua concorrente, baseados em Zen 5.
Em termos e cache, se espera que os novos chips do lado vermelho também contem com até 480MB de cache. Então a competição deve continuar bem disputada quando as novas gerações de processadores Xeon e Epyc chegarem às prateleiras.