Tecnologia

Preços de memórias DRAM e NAND estão subindo, segundo TrendForce

Empresa que analisa tendências de mercado aponta preços de DRAM e NAND vão aumentar ao longo de 2024

por João Gabriel Nogueira
Preços de memórias DRAM e NAND estão subindo, segundo TrendForce

Os preços para componentes de memória do tipo DRAM e NAND estão aumentando desde o final do ano passado e devem continuar assim ao longo de 2024. É isso que concluiu a TrendForce, uma das mais conhecidas empresas de análise de tendências de mercado.

DRAM e NAND são usados, principalmente, na fabricação de memórias RAM e dispositivos de armazenamento como SSDs. Um aumento no valor dos componentes deve resultar em uma subida do preço dos produtos finais para o consumidor.

Esses dois tipos de memória tiveram seus valores em constante queda por anos, desde 2021. Mas do final do ano passado até agora começou o aumento. A TrendForce estima um salto de preço entre 13% e 18% para memórias DRAM e de 18% a 23% para o NAND Flash no primeiro trimestre de 2024.

Tabela da TrendForce mostra projeções de aumento nos valores de DRAM e NAND.
Fonte: TrendForce

Depois desse pico, o aumento de valores deve continuar, mas de maneira menos agressiva. Como mostra a tabela acima, organizada pela TrendForce, no segundo trimestre o aumento ficaria entre 3% a 8% para os dois componentes, enquanto no terceiro de 8% a 13%. No último trimestre do ano a memória DRAM continuaria com o aumento de preço, enquanto a NAND cairia para 0 a 5%. É evidente que neste caso estamos falando de projeções.

Os produtos aumentando o valor de DRAM e NAND

O crescimento nos preços – tanto atual como previsões – se deve ao crescimento da demanda e redução dos estoques. Como seria de se esperar para o caso de memórias NAND Flash, é a alta procura de SSDs que está impulsionando isso.

Já no caso da DRAM o uso é mais variado. A TrendForce aponta a procura por memórias DDR5 e produtos HBM como os principais responsáveis pelo aumento do valor.

Interessante ressaltar, como bem lembrado pela PCWorld, que a fabricação de DRAM e NAND não opera, atualmente, com 100% da sua capacidade. Existe também um interesse em não produzir tanto volume assim dos componentes e permitir que aconteça um aumento nos preços.