Tecnologia

Placas-mãe da Intel vão vir com BIOS padrão para evitar problemas

Falta de estabilidade das geração Intel Core 13 e 14 faz fabricantes usarem configurações mais modestas do BIOS

por João Gabriel Nogueira
Placas-mãe da Intel vão vir com BIOS padrão para evitar problemas

A Intel precisou pedir que suas parceiras fabricantes de placas-mãe mantenham o perfil do BIOS no “padrão básico”, definido pela própria marca de processadores. A decisão veio a fim de evitar problemas de estabilidade nas CPUs Intel Core i9 de 13ª e 14ª gerações.

Desde o início do mês passado são reportados problemas em jogos e aplicativos em alguns dos processadores mais poderosos da Intel, e a instabilidade parece ser causada em situações onde se exige mais dos componentes, resultando em maior uso de energia. Modelos de placas-mãe mais avançadas geralmente vêm com perfis “extreme” no BIOS, justamente para oferecer mais energia e performance, mas isso se tornou um problema nas últimas gerações.

Assim, agora mesmo as placas mais caras vão vir com um perfil de configurações “baseline” da Intel no BIOS, a fim de garantir mais estabilidade no uso de suas CPUs. Isso deve ter, no entanto, um impacto significativo na performance desses processadores. A título de comparação, o site Benchlife fez uma tabela mostrando a diferença de energia nos três principais perfis de BIOS em placas Intel:

Tabela mostrando diferentes perfis da Intel para placa-mãe.
Fonte: Benchlife

A mudança deve ser implementada até 31 de maio e vai afetar não apenas novas placas, mas também sistemas pré-montados com elas.

Intel descontinua processadores da série K na 13ª geração

A gigante das CPUs ainda não falou oficialmente sobre os problemas de instabilidade de seus processadores. É esperado que a companhia ofereça uma declaração no dia 15 de maio a respeito do assunto.

Enquanto isso, no entanto, a fabricante decidiu descontinuar a linha K de componentes da 13ª geração – ou seja, as CPUs domésticas destravadas para overclock. A decisão foi inesperada e sem grandes explicações, conforme você pode se aprofundar clicando aqui.