Tecnologia

Philips apresenta o Titan OS para sair do Google TV

Marca, que pertence ao grupo TPV, quer usar o Titan OS para ter independência em suas TVs

por João Gabriel Nogueira
Philips apresenta o Titan OS para sair do Google TV

A Philips anunciou nessa semana o Titan OS, novo sistema operacional que seus televisores inteligentes vão passar a usar no lugar do Google TV. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Titan e deve aparecer em outras TVs do grupo TPV também, ao qual a Philips pertence.

A criação do Titan OS não é surpresa, afinal algumas das maiores fabricantes de Smart TVs do mercado optam por terem sistemas próprios, como a Samsung com o Tizen e a LG com o WebOS. O novo sistema operacional das TVs Philips vai ajudar a sugerir conteúdo para os consumidores e permitir que a empresa economize dinheiro.

“A gente praticamente paga para ter os sistemas operacionais hoje, mas com uma plataforma da qual a gente é shareholder, vamos poder compartilhar a receita”, declarou Eduardo Brunoro, CSO da TPV para o Brasil.

Imagem de divulgação do Titan OS mostra TV num fundo colorido com imagem de um palco iluminado na tela.
Fonte: Philips

A marca também está empolgada para ter maior controle no desenvolvimento do Titan OS e atender melhor diretamente as preferências de seu público. O CEO da TPV global falou disso para o CanalTech:

Nessa parceria, nós temos o poder de influenciar nos recursos e também no visual do sistema, além de decidir como ele vai interagir com o consumidores, algo que naturalmente não temos com qualquer outro fornecedor de sistema terceiro.

Quando usaremos o Titan OS no Brasil?

O Titan OS ainda leva um tempo para aparecer no Brasil. A previsão é que os primeiros modelos de TV com o novo sistema sejam lançados no final de 2024 no país. Isso porque a Philips quer antes garantir o suporte completo de apps locais como o Globoplay ao serviço.

“O Titan OS vai chegar ao Brasil com os modelos mais high-end da Philips, mas nossa intenção é fazer uma transição completa levando a plataforma para todos os modelos da marca — inclusive para as TVs da AOC, que também faz parte da TPV — já em 2025”, explicou Brunoro.

Um ponto interessante é que alguns modelos já lançados de TV da Philips para 2023, como a The One e a The Xtra, poderão ser atualizados do Google TV para o Titan OS se o usuário assim o desejar.