Tecnologia

PCs com IA podem recuperar mercado de notebooks e desktops em 2024

A IA para dispositivos vai vir com tudo neste ano

por Andrei Longen
PCs com IA podem recuperar mercado de notebooks e desktops em 2024

O comércio global de computadores pessoais teve um leve encolhimento nos envios no último trimestre de 2023. Foi o que apontou um relatório divulgado pela firma de pesquisas Counterpoint Reseaerch. Apesar da queda, analistas estão otimistas sobre a recuperação do mercado para 2024. E o principal indício dessa retomada vem da tendência dos PCs com IA.

Segundo a pesquisa, o mercado global de PCs recuou 0,2% na distribuição de produtos no último trimestre do ano passado, em comparação com o mesmo período em 2022.

Esse é o oitavo trimestre consecutivo de quedas no setor. Considerando todo o ano de 2023, a redução total de envios de computadores pessoais é de 14% em comparação com o ano anterior.

O relatório destaca que, embora vários novos produtos do setor tenham sido anunciados no segundo semestre de 2023, o lançamento da grande maioria deles vai acontecer apenas em 2024.

Isso afetou o momento de distribuição para as lojas no ano passado, o que resultou nos números mostrados acima. É por isso que é esperada uma recuperação substancial para este ano.

A aposta nos PCs com IA

A aposta nos PCs com IA (PCs com Inteligência Artificial) na recuperação do setor vem muito da expectativas sobre as novas soluções de CPUs apresentadas recentemente pela Intel e AMD.

Respectivamente, são elas: Meteor Lake (codinome dos processadores Core Ultra) e Hawk Point (codinome dos processadores Ryzen da série 8000).

Mas não é só isso. Na CES 2024, o maior evento de tecnologia do mundo, a fabricantes mostraram grande interesse em fomentar todo um mercado de dispositivos com IA. Isso incluiu computadores pessoais, notebooks, híbridos, gadgets e televisores.