Opera One ganha suporte nativo para Windows em ARM
Opera promete performance até quatro vezes melhor com seu navegador rodando de maneira nativa no Windows com ARM
Os desenvolvedores por trás do navegador Opera One anunciaram que o app agora roda de maneira nativa no Windows com processadores baseados em ARM. A otimização foi feita em parceria com a própria Microsoft e a Qualcomm, que tem incentivado a adaptação por causa de seu novo Snadpragon X Elite.
As principais vantagens de suporte nativo a uma plataforma são incrementos de performance e, geralmente, menos bugs. Atualmente, a maioria dos apps para PCs são baseados nas arquiteturas mais tradicionais de processadores x64 e x86. Para um desses programas rodar em ARM ele precisa passar por um emulador, geralmente incorporado diretamente no sistema, atuando nos “bastidores”.
A necessidade da emulação, no entanto, tem um impacto negativo na performance, gasta mais energia e aumenta a chance de bugs acontecerem. Rodar nativamente é o mesmo que dizer “rodar diretamente”. O resultado disso, segundo a Opera, é um incremento de até quatro vezes na performance do navegador em relação ao seu desempenho emulado.
Você pode encontrar a versão Windows ARM do navegador para download em seu site oficial.
Opera é mais um app incentivando crescimento da Arm
A Arm – empresa, não a arquitetura – tem se mostrado bem empolgada com o interesse na plataforma que tem sido impulsionado pela parceria entre Microsoft e Qualcomm.
Não é à toa que o CEO da companhia, Rene Haas, declarou recentemente que tem esperança de conquistar mais da metade do mercado de PCs no espaço de apenas cinco anos. Clique aqui para saber mais.