Tecnologia

Nvidia pode manter design monolítico para a RTX 5090

Mesmo usando chiplet em modelos B100 e B200, Nvidia deve continuar com design monolítico na RTX 5090 e demais GPUs Blackwell para PC

por João Gabriel Nogueira
Nvidia pode manter design monolítico para a RTX 5090

Um novo vazamento sobre a RTX 5090 aponta que a placa deve ter um design monolítico para o die de sua GPU. A informação vem de kopite7kimi, que tem se mostrado um “vazador” confiável para a área de hardware.

Uma vez que as últimas placas de vídeo da Nvidia para computadores domésticos usavam o design monolítico também, não será surpresa se a fabricante de fato decidir “não mexer em time que está ganhando” para a RTX 5090. O que chama a atenção, no entanto, é que a empresa adotou o formato de chiplets para as GPUs profissionais da geração Blackwell, como os modelos B100 e B200 para computação de alta performance e IA industrial.

Em seu tweet sobre o assunto, kopite se refere apenas à RTX 5090, falando do chip GB202 que será usado na placa, mas é de se imaginar que o mesmo design se estenderá a outros modelos de placas baseadas em Blackwell para o PC.

RTX 5090 provavelmente será um monstro

Outros rumores sobre detalhes da placa Blackwell topo de linha para o PC apontam para um produto completamente fora da média em termos de performance. Além da nova geração de GPU, a placa deve vir também com memórias GDDR7 com 512-bit, o que deve resultar em uma diferença bem perceptível de desempenho nessa parte também.

Para mais notícias de tecnologia, é só clicar aqui.