Tecnologia

NVIDIA e MediaTek estariam preparando novo processador SoC para consoles e portáteis

Novo SoC poderia significar o retorno da NVIDIA aos consoles e portáteis

por Andrei Longen
NVIDIA e MediaTek estariam preparando novo processador SoC para consoles e portáteis

Parece que a NVIDIA está prestes a voltar a atuar no segmento dos consoles. A gigante teria feito uma parceria com a MediaTek para produzir e lançar um novo processador SOC (System-on-a-Chip) que poderia ser usado não só em videogames, mas também em consoles portáteis. Pelo menos é o que indica um novo rumor.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

A informação, que não é oficial, surgiu pelo leaker “XpeaGPU”, na rede social X. Na ocasião, a postagem indica que a MediaTek estaria desenvolvendo um SoC de nova geração que usaria uma GPU proprietária da NVIDIA para alimentar o processamento gráfico de futuras plataformas.

O curioso aqui é perceber que o mesmo tipo de rumor apareceu há alguns dias, mas apontando que ambas as empresas estariam desenvolvendo um novo processador SoC baseado na arquitetura Arm. A ideia dessa parceria seria competir com a linha de processadores Snapdragon X, da Qualcomm, que domina há anos o segmento de chips para dispositivos móveis.

O que pode ajudar a confirmar (ou não) estes rumores é que, baseado em outra especulação, a Nintendo pode ter escolhido a NVIDIA como a sua fornecedora de GPUs para o Nintendo Switch 2, o console de próxima geração da gigante japonesa. Só saberemos se tudo isso é verdade quando o novo videogame for anunciado em algum momento deste ano fiscal.

Novos SoCs da MediaTek terão GPU com IA da NVIDIA

O histórico de parcerias entre as duas empresas não é exatamente nenhuma novidade. Durante a GTC 2024, o evento para desenvolvedores da NVIDIA que aconteceu em março último, a gigante oficializou que os próximos SoC da linha Dimensity da MediaTek usarão suas tecnologias proprietárias de GPUs RTX com IA baseadas na arquitetura Blackwell. E tudo isso poderia corroborar, futuramente, as especulações mostradas acima.