Nvidia planeja chips com IA customizados para empresas [rumor]
Depois de dominar o mercado IA high-end, parece que a Nvidia vai mirar na criação de chips específicos
A Nvidia planeja expandir seu domínio do mercado de soluções com IA para empresas com o desenvolvimento de chips customizados, específicos para a necessidade de cada cliente. É isso que dizem os rumores mais recentes sobre a companhia, relatados pela Reuters.
A dona das GPUs RTX já domina aproximadamente 80% do mercado de soluções high-end com IA para empresas de computação em nuvem em serviços. Companhias como Google, Meta e Amazon estão entre os clientes da Nvidia.
Essas empresas usam, principalmente, os processadores das linhas profissionais H100 e A100, soluções gerais com IA para todo tipo de operação profissional. Em um nível de altíssima performance, no entanto, a economia de energia e eficiência são extremamente valorizadas, e apenas chips customizados para suas necessidades específicas alcançam melhor esses fatores.
No mercado de soluções específicas, estimado em US$ 30 bilhões, as concorrentes Marvell e Broadcom ainda conseguem fazer frente à Nvidia. É por isso que a gigante verde quer mudar o cenário e alcançar uma fatia desse lucrativo segmento também, de acordo com as fontes da Reuters.
Nvidia mira num mercado em crescimento
Não é apenas por causa de sua expertise com IA que a Nvidia busca uma fatia do segmento de chips customizados. Os rumores, inclusive, apontam que a empresa vai oferecer componentes sem IA também, feitos em pareceria com o cliente para suas necessidades específicas.
Outro motivo importante é que economistas estimam que essa parte do mercado vai continuar crescendo nos próximos anos – aproximadamente US$ 10 bilhões neste ano e até o dobro disso em 2025.
A expansão da atuação da Nvidia no segmento empresarial e high-end é interessante porque todo seu domínio de processamento em IA se reflete também em recurso para jogos, como o NvTrueHDR – que você pode conferir aqui.