Nova RTX 2000 traz performance profissional usando somente 70W
RTX 2000 Ada Generation promete até 1,6 vez mais performance que modelo anterior, sem cabos externos de energia
A nova geração da RTX 2000, voltada para workstations e uso profissional, foi revelada nesta semana com principal destaque para sua eficiência energética. A chamada RTX 2000 Ada Generation traz até 1,6 vez mais performance que sua geração anterior, mas usando somente 70W de energia.
A eficiência energética é muito importante em GPUs profissionais por causa do tempo que elas passam ligadas e em uso, geralmente. Mas não só isso, a RTX 2000 pedindo apenas 70W para funcionar é especialmente interessante porque chega em um nível que não requer conectores externos de energia. Isso significa mais organização e espaço em workstations.
A placa de vídeo de entrada da Ada Generation traz novos núcleos CUDA, RT Cores de terceira geração e Tensor Cores da quarta. São 16GB de memória GDDR6 e encoder NVENC dedicado de oitava geração, compatível com AV1. A Nvidia recomenda o produto para renderização e modelagem 3D, criação de conteúdo digital e, como não poderia deixar de ser, IA generativa.
Preço e disponibilidade da nova RTX 2000
A RTX 2000 Ada Generation já está disponível através dos parceiros da Nvidia, pelo preço sugerido de US$ 625 (mais ou menos R$ 3.100).
Importante ressaltar, no entanto, que essa é uma GPU de uso profissional, otimizada para a criação de conteúdo. Se você procura uma solução da mesma fabricante para uso doméstico e para jogar, vai ser melhor atendido por uma RTX 4070 Super nessa faixa de preço. Leia mais aqui!