Tecnologia

Nova geração de GPUs AMD teria clock até 32% maior [rumor]

Se for verdade, AMD RDNA 4 terá velocidades máximas bem maiores que a geração atual, inclusive de GPUs Nvidia

por João Gabriel Nogueira
Nova geração de GPUs AMD teria clock até 32% maior [rumor]

Os rumores a respeito da próxima geração RDNA 4 de GPUs da AMD não param de aparecer. O vazamento da vez menciona uma amostra de engenharia que teria aparecido com um boost clock de 3.30 GHz, uma velocidade até 32% maior do que modelos atuais de placas da fabricante.

A informação vem de Moore’s Law is Dead (MLID), canal do YouTube que tem divulgado rumores e vazamentos da AMD quase diariamente. Se o que está sendo dito for verdade, a velocidade de clock da próxima geração de GPUs supera até modelos high-end da Nvidia, como a RTX 4090, que conta com 2.24 GHz.

Algumas ressalvas são importantes, no entanto. Antes de mais nada, é válido lembrar que o clock não determina a performance final de uma placa de vídeo, apenas a velocidade em que ela trabalha. O número não deixa de ser importante, mas boas GPUs podem ser mais eficientes e rodar jogos melhor sem precisar “correr” tanto.

Também é interessante ressaltar que essa velocidade teria aparecido numa amostra de engenharia e não sabemos o contexto da situação – se era em overclock ou em algum teste específico. Não é impossível que esses valores de clock sejam alterados para uma versão final estável das GPUs que realmente chegará às lojas.

AMD RDNA 4 deve mirar no custo x benefício

Segundo informações do próprio canal MLID, as novas GPUs AMD para este ano vão mirar nos segmentos de entrada e intermediário, deixando os modelos premium e high-end para a geração do ano que vem, a RDNA 5.

Os números elevados no clock podem ser possibilitados pelo novo processo de fabricação que será usado na RDNA 4, com litografia em 4nm. Isso pode ajudar a oferecer modelos com performance satisfatória e preços competitivos, mas não espere recordes de benchmark mesmo se esses números de clock forem verdadeiros.

Para mais informações sobre a geração RDNA 4 de placas de vídeo, clique aqui.