Tecnologia

Nova geração de CPUs da Intel pode ter opção apenas com P-Cores

Intel pode oferecer uma variante voltada totalmente para performance em seus novos Bartlett Lake-S

por João Gabriel Nogueira
Nova geração de CPUs da Intel pode ter opção apenas com P-Cores

A próxima geração de processadores de entrada da Intel, conhecida como Bartlett Lake-S, pode oferecer uma variante que usa apenas P-Cores, núcleos focados em desempenho. Essa é uma boa notícia para quem pretende trocar de CPU sem precisar trocar de placa-mãe, mas que ainda pretende jogar no PC.

A Intel trabalha com dois tipos de núcleos atualmente, os P-Cores para desempenho e os E-Cores para multitarefas e eficiência. Para o uso geral de um PC a solução é satisfatória, mas quando o foco é em jogos, os P-Cores são bem mais importantes.

Além da vantagem de um número maior de núcleos focados em desempenho, outro ponto positivo é evitar pequenos gargalos que acontecem quando o sistema precisa “escolher” qual tipo de núcleo usar nas tarefas. Existem até jogos com configurações para forçar o processador a usar só um tipo durante a jogatina e evitar esses gargalos – Cyberpunk 2077 é um exemplo.

Série Bartlett Lake-S provavelmente será a Intel Core de 15ª geração

A linha Bartlett Lake-S chamou a atenção pela primeira vez quando apareceu em vazamentos a informação de que suas CPUs ainda seriam compatíveis com o socket 1700 de placas-mãe atuais da Intel. Num primeiro momento, foi reportado que eles seriam compatíveis apenas com memória DDR5, mas agora parece que os novos processadores vão suportar DDR4 também.

Vale ressaltar que os rumores falam de uma variante da nova geração usando apenas núcleos P. Os processadores ainda devem vir com opções que juntam P-Cores e E-Cores, assim como já faz a Raptor Lake Refresh que a 15ª geração chega para substituir.

Para acompanhar mais notícias sobre a Intel é só clicar aqui.