Tecnologia

Nintendo Switch 2: 12 GB de RAM pode melhorar muito as texturas

Vazamento indica 12GB de memória LPDDR5X para o Switch 2, e analistas de hardware comentam seu possível impacto

por João Gabriel Nogueira
Nintendo Switch 2: 12 GB de RAM pode melhorar muito as texturas

Um vazamento recente indica que o sucessor do Nintendo Switch, atualmente conhecido como Switch 2, pode vir com 12 GB de memória LPDDR5X. Analistas do Digital Foundry comentaram sobre o assunto e revelam que o impacto da nova memória na qualidade das texturas dos jogos no console não pode ser subestimado.

O site Digital Foundry é mundialmente conhecido e respeitado pelas suas análises de hardware e performance de games. Eles foram inclusive escolhidos pela Microsoft para serem os primeiros a mergulhar a fundo nas especificações do Xbox Series X antes do lançamento do console.

No vídeo acima, os especialistas comentam o que a nova capacidade de memória pode significar para o Switch 2. A memória RAM tem sido um gargalo comum para a geração atual do console, especialmente em títulos de terceiros, então o grande aumento da capacidade já seria uma ajuda importante para oferecer mais qualidade nas texturas.

Mas não só isso, é lembrado também o rumor de que o novo portátil será compatível com DLSS. A memória de 12GB será necessária para um bom uso da tecnologia, a fim de balancear melhor entre as texturas que são renderizadas na resolução nativa e na resolução simulada.

Switch 2 tem até março de 2025 para ser revelado

Enquanto a memória pode fazer muita diferença na renderização de texturas do novo portátil da Nintendo, é evidente que está no poder do processador o verdadeiro impacto de sua performance. Até o momento, não temos muitas informações sobre o componente.

Isso deve mudar quando enfim tivermos um anúncio oficial do Switch 2, que está previsto para acontecer neste ano fiscal – ou seja, até março de 2025. Leia mais aqui.