Modelos da RTX 4070 com chip maior aparecem no mercado
Nvidia parece estar aproveitando sobras do AD103 com mais shaders desligados para fazer algumas RTX 4070
Modelos da RTX 4070 baseadas em um chip maior estão aparecendo no mercado. A Nvidia parece estar aproveitando o AD103 para fazer algumas das unidades da placa de vídeo, em vez do AD104 encontrado nas versões originais dessa opção de RTX.
A informação vem do TechPowerUp, responsável pelo software de diagnóstico GPU-Z. Um de seus usuários relatou resultados estranhos em sua MSI RTX 4070 Ventus 3X quando usou o programa, e uma investigação aprofundada do site revelou que esse modelo de placa está usando um chip AD103 em vez do AD104.
O AD103 é maior e usado em modelos mais avançados da RTX, o que significa que a Nvidia precisou desabilitar ainda mais shaders dele para usá-lo em uma 4070. No caso do AD104 original, são habilitados 46 dos 60 multiprocessadores (SM) disponíveis – ou seja, 76% dos shaders. Para manter os 46 na AD103, esse número passa a representar apenas 57% dos shaders disponíveis, basicamente a metade.
A fabricante também precisaria mexer no bus de memória da placa, passando o número para 192-bit, sendo que a AD103 oferece até 256-bit.
A Nvidia não falou abertamente sobre esses modelos de placas, então não temos uma justificativa oficial para o uso de um chip diferente em algumas GPUs. Para as fabricantes parceiras de placas de vídeo (AIBs) não faz diferença porque, apesar de maior, o AD103 ainda serve no exato mesmo design usado para o AD104.
RTX 4070 com chip diferente é melhor?
Apesar do AD103 oferecer mais potencial de performance que o AD104 na teoria, o comprador final da RTX 4070 não vai perceber diferença alguma. A capacidade extra do chip é desativada até o resultado final ser idêntico, e não tem como recuperar esses shaders.
Na verdade, é prática comum para a Nvidia usar chips diferentes em alguns modelos de suas placas conforme os anos passam para suas gerações de GPUs. Os wafers de onde vêm os chips começam a oferecer resultados cada vez melhores, então às vezes sobram chips mais avançados nos estoques e sai mais barato aproveitá-los em modelos mais fracos do que aumentar a produção de placas mais caras que às vezes vendem menos.
Para mais notícias de tecnologia, clique aqui.