Modder cria mini PC impressionante usando impressão 3D
Computador tem mais ou menos o tamanho de uma bola de basquete e foi totalmente feito por impressão 3D
Há quem diga que a criação de casemods é uma arte. Concordando ou não com essa afirmação, a maioria das pessoas ainda vai apreciar o trabalho incrível que Jean Roberto de Iacovo fez na criação deste mini PC, usando apenas impressão 3D para seu gabinete.
Todo o computador tem mais ou menos o tamanho de uma bola de basquete, mas com um visual mais arrojado. Lembra um pouco uma pequena turbina de avião, mas Iacovo comentou em entrevista que sua inspiração para o design veio de uma mistura de pinha com ondulações da água:
Eu queria que ele parecesse com as ondas geradas de quando você derruba algo na água. Eu já estava brincando com o tema de pinhas/abacaxis para a redoma nesse momento, então eu pensei que a ideia funcionaria muito bem para as cristas em onda também.
E é por isso que o projeto se chama Piñasphere. A declaração veio do site PCGamesN, responsável pelo grupo no Facebook onde o case mod foi postado. O mini PC se destacou entre os posts, então Iacovo foi convidado para falar do seu processo, e você pode conferir tudo na íntegra (em inglês) no post original.
Nem tudo pode ser impressão 3D
O mais impressionante do trabalho é que todo o case do mini PC foi feito em impressão 3D, inclusive os detalhes que imitam cobre. Mas é evidente que os componentes internos são de um PC real, comprados em loja.
Temos uma placa-mãe ASRock X300 M-STX, segurando uma APU Ryzen 7 5700G e 16GB de memória RAM. O armazenamento fica por conta de dois SSDs M.2 Samsung Evo, um de 1TB e um de 250GB. Iacovo diz que é suficiente para rodar jogos em 1080p de maneira satisfatória.
Para a fonte de energia foi necessário um “truque”. O Piñasphere usa ASRock de 120W, mas ela não vai dentro do gabinete, sendo uma fonte externa.
Falando em fontes, os primeiros modelos ATX 3.1 com preços acessíveis começaram a aparecer pela Thermaltake. Clique aqui para saber mais!