Tecnologia

“Maior vazamento da história” teria 12TB de dados, inclusive do governo brasileiro

26 bilhões de registros, 3.800 pastas, 12 tera de arquivos! Impressionante, não?

por Thiago Barros

26 bilhões de registros, 3.800 pastas, 12 tera de arquivos. Esse é o tamanho do vazamento de dados chamado de “Mãe De Todas As Falhas”, divulgado por Bob Dyachenko, pesquisador de cibersegurança da SecurityDiscovery.com e o time do Cybernews na noite da última quarta-feira (24).

O leak afeta diversos sites, como Twitter, LinkedIn, Deezer, Adobe, entre outros. Os pesquisadores acreditam que o proprietário do pacote de arquivos tem um interesse direto em armazenar grandes quantidades de informações e, portanto, poderia ser um agente malicioso, um corretor de dados ou algum serviço que lida com grandes volumes de conteúdo.

“O conjunto é extremamente perigoso, já que atores maliciosos podem aproveitar os dados agregados para uma ampla gama de ataques, incluindo roubo de identidade, esquemas de phishing sofisticados, ciberataques direcionados e acesso não autorizado a contas pessoais e sensíveis”, afirmaram os especialistas.

Segundo a página, o vazamento também inclui registros de várias organizações governamentais nos Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Filipinas, Turquia e outros países. A escala do problema é de proporções inéditas. Por exemplo, em 2021, o Cybernews relatou um vazamento chamado COMB que continha 3,2 bilhões de registros – 12% deste.

Confira as páginas envolvidas no vazamento de dados

No CyberNews, é possível usar um buscador para pesquisar nomes de sites que tiveram seus acessos vazados. Acesse para conferir e, caso ache prudente, altere suas senhas e mais informações sensíveis no que aparecer por lá. Para ler as notícias mais recentes sobre tecnologia no MeuPS, clique aqui.

E, claro, sempre vale as dica: utilize senhas únicas, fortes e aleatórias para suas contas, especialmente aquelas consideradas vitais (e-mail, financeira, escolar) e aquelas que vão precisar de mais informações pessoais (o que pode incluir muitos sites, como lojas online, por exemplo).