Jonsbo M.2-7 é um cooler para SSD com fan super rápido
Calor alcançado pela velocidade de SSDs usando PCIe 5.0 pode resultar num novo mercado de coolers
A fabricante chinesa Jonsbo revelou um novo cooler que não vai em sua CPU, mas sim no SSD. O M.2-7 traz um design compacto com um pequeno fan que gira bem rápido e promete evitar o thermal throttling no seu drive de armazenamento no formato M.2.
O advento do PCIe 5.0 tem permitido novos recordes de velocidade para os SSDs, mas a operação mais rápida tem resultado também em mais aquecimento. Heatsinks de resfriamento passivo não têm sido suficientes em alguns casos para evitar a perda de performance que acontece em temperaturas mais elevadas.
É aqui entra o Jonsbo M.2-7. Seu corpo é feito em alumínio e a base envolve todo o SSD, resfriando a parte de cima e de baixo ao mesmo tempo. Ele acompanha dois heapipes e o pequeno ventilador gira a 10.000 rotações por minuto (rpm). Mesmo tão rápido, a fabricante promete que o barulho não passa de 25,9db.
O PCIe 5.0 está disponível há algum tempo, mas para uma nova geração de tecnologia está apenas no começo. Conforme drives compatíveis ficarem cada vez mais comuns e mais quentes, veremos se o cooler da Jonsbo marca o início de um novo mercado de produtos, ou se será apenas um lançamento curioso entre tantos outros.
Não foram revelados ainda preço ou data de lançamento do M.2-7.
SSD em PCIe 5.0 já alcança 14,5GB/s de velocidade
Depois de tanto comentar a velocidade dos drives em PCIe 5.0, é interessante relembrar que números são esses.
A linha T705 da Crucial, por exemplo, foi lançada como os SSDs de uso doméstico mais rápidos do mundo, alcançando impressionantes 14.500MB/s na leitura e até 12.700MB/s em gravação. Clique aqui para conferir os detalhes.