Janela anônima do Chrome vai avisar que ainda coleta seus dados
Google muda aviso da janela anônima depois de entrar em acordo na Justiça por coletar dados
A Google aparentemente vai mudar a notificação de sua janela anônima do Chrome para explicar melhor aos usuários que o modo incógnito ainda coleta seus dados. É isso que indica uma atualização do seu canal de atualizações experimentais, o Canary.
O Canary é uma versão especial do Chrome que recebe atualizações em fases de testes, que nem sempre chegam à versão popular do navegador. O pessoal do MSPowerUser notou uma mudança no aviso da janela anônima, mostrado na captura de tela abaixo:
A versão atualizada do aviso agora inclui a frase “isso não vai mudar como dados são coletados por sites que você visita ou os serviços que eles usam, incluindo o Google”.
A mudança no aviso foi mostrada no Chrome Canary para o Windows, mas aparece também no Android e no Mac.
Mudanças na janela anônima depois de um processo bilionário
Há grandes chances dessa atualização chegar à versão final do Chrome também, especialmente porque parece que a Google fez a mudança devido a um processo recente que lhe causou um prejuízo bilionário.
O processo começou em 2020, acusando a Google de rastrear os usuários na janela anônima. Para piorar a situação, foi muito enfatizada a falta de transparência, especialmente porque o nome do recurso dá a impressão que a pessoa estaria justamente anônima.
A empresa entrou num acordo com a Justiça que vai lhe custar US$ 5 bilhões, então é bem provável que tentará ser mais transparente com a janela anônima daqui pra frente.