Tecnologia

iOS 18 pode ser a maior atualização da história do iPhone

Diversas melhorias, incluindo recursos de IA, devem fazer o iOS 18 se destacar entre as demais versões do sistema

por João Gabriel Nogueira
iOS 18 pode ser a maior atualização da história do iPhone

A Apple se prepara para revelar ao mundo o iOS 18, versão mais recente de seu sistema operacional usado nos iPhone. Se a empresa seguir a tradição, a atualização deve ser divulgada na WWDC, que acontece em junho. Conforme os rumores, veremos o maior update que o sistema já teve desde seu primeiro lançamento.

A informação vem de Mark Gurman, da Bloomberg. Sem entrar em detalhes, ele afirma que suas fontes indicaram a importância do iOS 18:

Me disseram que o novo sistema operacional é visto dentro da companhia como uma das maiores atualizações de iOS – se não for a maior – na história da empresa.

O jornalista afirmou que tem mais informações sobre o sistema, mas não chegou a divulgar nada agora, prometendo novidades no futuro. Dentre as especulações, a mais falada é sobre as capacidades de IA dos próximos iPhone.

IA pode estar entre as novidades do iOS 18

A IA generativa é um dos principais assuntos da internet desde que o ChatGPT surpreendeu o mundo em 2022. Agora, dois anos depois, a Samsung promove as capacidades trazidas pela tecnologia em seus novos Galaxy S24 e o mundo espera para ver a resposta da Apple nos iPhone 16.

Enquanto a dona da maçã permanece misteriosa sobre o que pretende fazer, rumores e adivinhações já falam da possibilidade de vermos uma IA do tipo funcionando offline no iOS 18, o que seria um grande diferencial para a plataforma.

Fotografia de um iPhone com a assistente virtual Siri ativada.
Fonte: Unsplash

Outra novidade do sistema, apontada pelo MacRumors, seria o suporte ao padrão RCS de troca de mensagens. Esse é um padrão cross-platform, o que permitirá o uso de diversas funções na troca de mensagens entre o iPhone e dispositivos Android.

São recursos como indicação de digitação, mensagens de áudio, mídia de alta resolução. Enfim, coisas que já existem em apps como WhatsApp e Telegram e até nos SMS de um iPhone para o outro, mas que poderiam enfim passar a funcionar no app de mensagens padrão da Apple com dispositivos de outras fabricantes.