Internet via satélite: Anatel libera testes para celulares no Brasil
Operadoras Claro e TIM serão primeiras a testar a tecnologia
Um novo passo para o acesso à internet via satélite no Brasil está firmado. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberou os primeiros testes da transmissão diretamente para os smartphones em circulação no país. Segundo o órgão governamental, a aprovação foi mediante o interesse da população e das operadoras de telefonia móvel em estabelecer a tecnologia.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
Conhecida como D2D (Direct-to-Device), a experimentação da internet via satélite será feita através do Sandbox Regulatório. Este é um instrumento que suspende regras impeditivas à regulamentação na implantação de novas tecnologias, promovendo a evolução do acesso às telecomunicações no Brasil.
Foi o que destacou Alexandre Freire, conselheiro vistor da matéria.
Ao tornar os serviços de telecomunicações mais acessíveis a uma parcela maior do território nacional, isso contribuirá para impulsionar o desenvolvimento econômico e para empoderar os indivíduos como um todo pela ampliação da conectividade significativa.
Claro e TIM têm interesse na internet via satélite
De acordo com a Anatel, a Claro e a TIM fizeram pedidos formais para serem as primeiras a testar o D2D. Ainda sem uma data certa de início, os testes de internet via satélite pelas operadoras móveis serão realizados em parceria com a operadora de satélites AST Space Mobile.
Os testes poderão decorrer num total de até 24 meses. E, conforme os resultados em questões de qualidade, latência e frequências de transmissão, a tecnologia logo poderá ser implementada no país. E isso inclui não apenas grandes centros urbanos, mas também em áreas rurais.