Tecnologia

Intel pode ter nova geração de CPUs que não exigem trocar de placa-mãe

Rumores dizem que processadores Bartlett Lake da Intel vão funcionar em LGA 1700, mas serão compatíveis apenas com DDR5

por João Gabriel Nogueira
Intel pode ter nova geração de CPUs que não exigem trocar de placa-mãe

A Intel prepara uma nova geração de processadores amigáveis para o orçamento dos usuários que não exigirão a troca de suas placas-mãe. É isso que dizem os rumores mais recentes sobre a linha Bartlett Lake-S, que deve suceder o refresh da série Raptor Lake em breve.

A informação vem do TweakTown. Segundo o site, as CPUs Bartlett Lake-S serão voltadas para setups de entrada e mais econômicos, por isso, terão compatibilidade com o socket LGA 1700 das placas-mãe atuais. É diferente da linha Arrow Lake-S, que chega em breve com foco em alta performance e vai exigir novas placas com socket LGA 1851.

A contrapartida dos Bartlett Lake-S, ainda segundo rumores, é que eles serão compatíveis apenas com a geração DDR5 de memória RAM. Ou seja, alguns usuários ainda terão que trocar suas placas para usar os novos processadores, mesmo tendo o socket correto, se elas não forem compatíveis com a geração mais atual das memórias.

Intel muda a estratégia para competir com a AMD?

Por anos, a Intel se manteve reinando suprema no mercado de CPUs para computadores domésticos, mas a revolução Ryzen da AMD abalou bastante o cenário. É por isso que muitos veem certas mudanças de estratégia pelo lado azul da força como uma maneira de competir com a ascensão dos núcleos Zen.

Uma das principais críticas contra a Intel sempre foi a política da empresa em mudar constantemente de socket a cada nova geração de processadores. Dessa vez, os Bartlett Lake-S vão seguir a mesma estratégia da AMD de ter novos produtos high-end para novas placas-mãe, ao mesmo tempo em que oferecem opções inéditas para o pessoal mais econômico também.