Intel Gaudi 2 se destaca contra Nvidia H100 em novo benchmark de IA
Intel Gaudi 2 não supera rival em performance absoluta no MLPerf v4.0, mas se sai melhor em "performance por dólar"
Novos resultados do benchmark MLPerf v4.0, voltado para IA, indicam que os aceleradores Intel Gaudi 2 seriam a “única alternativa testada” para os H100, da Nvidia. É isso que a própria Intel concluiu na divulgação dos resultados, que mostram seus componentes com boa competitividade em relação ao preço.
O MLPerf v4.0 testa a performance de componentes profissionais para IA generativa em diferentes cargas de trabalho. A Intel mostrou um comparativo entre processadores Xeon com aceleradores Gaudi 2 contra Nvidia H100, para os testes Stable Diffusion XL e Llama-708.
Nos gráficos montados pela empresa podemos ver os rivais da Nvidia bem na frente, com o dobro e até o triplo da performance dependendo do teste. As coisas mudam, no entanto, quando se compara a “performance por dólar”, onde os Intel Gaudi 2 fiam na frente na maioria das comparações.
A Intel também comemora uma comparação entre seus próprios produtos: os processadores Xeon escaláveis de 5ª geração da companhia – com Gaudi 2 – são até 1,9 vez mais rápidos em IA do que a geração anterior (gráfico acima), com uma média de 1,42 vez mais performance no geral.
Aceleradores como o Intel Gaudi 2 terão cada vez mais destaque
Com as empresas investindo cada vez mais no lucrativo mercado de IA, aceleradores de hardware como os Intel Gaudi 2 também ganharão cada vez mais espaço na mídia.
O governo da Arábia Saudita, por exemplo, anunciou um fundo de investimento de US$ 40 bilhões para o desenvolvimento de IA no país, e empresas como a Intel agora correm atrás de fornecer o hardware que vai aproveitar esses valores. Leia mais sobre IA clicando aqui.