Tecnologia

Huawei prepara nova assistente Celia para celulares com 5.5G e IA

Mais otimização, velocidade em recursos IA em dispositivos da marca

por Andrei Longen
Huawei prepara nova assistente Celia para celulares com 5.5G e IA

A Huawei está preparando uma repaginada para a Celia, sua assistente virtual para dispositivos da marca. Desta vez, a empresa tem planos de lançar uma versão bem mais atualizada da ferramenta, que combinará funções de IA Generativa com a velocidade da conexão 5.5G.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

A informação surgiu no Mobile Communication High-Quality Development, evento de negócios para o mundo mobile corporativo. Na ocasião, Cao Jibin, vice-presidente sênior da Huawei, adiantou que ainda há muito o que se explorar com o 5.5G, antes da chegada do 6G.

E, a Celia, teria um papel importante para a empresa no estabelecimento dessa tecnologia com seu modelo de linguagem para IA, que será atualizado para o Pangu AI 5.0. A intenção da chinesa é que os dispositivos compatíveis com esses recursos facilitem a vida dos usuários, suprindo as suas principais necessidades no dia a dia.

Somos a primeira empresa a introduzir IA em smartphones. Agora, tornaremos a Celia uma super assistente  baseada no modelo Pangul, integrando as capacidades do 5G com a IA para oferecer dispositivos ainda melhores. Estamos trabalhando com vários parceiros para desenvolver uma infraestrutura digital capaz de alimentar chips, redes, hardware, nuvem e terminais de uma forma ainda mais eficiente.

Nova Celia deve integrar novos dispositivos da marca

A Huawei não adiantou um prazo de lançamento da nova versão da Celia. Ainda assim, já se acredita que a nova versão da ferramenta, mais conhecida como a super assistente, deve ser integrada nativamente aos novos produtos da marca. Entre eles novos smartphones, notebooks e dispositivos com sistema HarmonyOS Next, da própria fabricante.