Tecnologia

Headset de Realidade Estendida da Samsung pode estar no Google I/O 2024 [rumor]

Dispositivo terá sistema operacional e processador exclusivos

por Andrei Longen
Headset de Realidade Estendida da Samsung pode estar no Google I/O 2024 [rumor]

Mais dispositivos de XR (Realidade Estendida) aparecerão nos próximos meses. É que o Google confirmou que irá fazer uma série de anúncios de novos headsets AR (Realidade Aumentada) na Google I/O 2024, seu evento anual dedicado para desenvolvedores e programadores. E parece que o dispositivo XR da Samsung pode estar entre as novidades que serão mostradas.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Pelo menos é o que indica a mais nova especulação sobre o assunto. Isso porque, com a confirmação do Google, é bastante possível que a empresa mostre o Android XR, a versão exclusiva do sistema operacional mobile para o futuro headset de Realidade Estendida da Samsung.

Especificações do headset de Realidade Estendida da Samsung

O tal dispositivo XR da Samsung também teria um processador único, produzido exclusivamente para ele pela Qualcomm. A fabricante até já confirmou algumas especificações técnicas desse chipset: Snapdragon XR2 + Gen 2, uma variante de altíssimo desempenho do XR2 Gen 2 padrão, usado no Quest 3, o VR da Meta.

Na prática, esse novo processador seria capaz de entregar mais desempenho, da ordem de 15% maior na GPU e de 20% maior na CPU, quando comparado com o chipset padrão. Outras informações indicam que ele será capaz de gerar imagens na resolução de 4,3K em cada olho operando a 90 Hz. Ou na resolução de 3,7k na taxa de atualização de 120Hz.

Realidade Estendida: o que é isso?

Realidade Estendida (XR) é um termo muito atual do segmento da tecnologia para simulações imersivas de realidades. O que ele faz é misturar funções de Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (MR) num só dispositivo. A Samsung é uma das pioneiras neste segmento. E a LG também quer entrar nessa.

O Google I/O 2024 acontece a partir de 14 de maio nos Estados Unidos. O evento será local, mas também transmitido online para todos que se registrarem até lá. A gigante ressalta que as vagas são limitadas para assistir às conferências principais e também às palestras subsequentes. Então, é melhor garantir a sua vaga.