HDMI Forum rejeita driver open source da AMD para HDMI 2.1
Sem o driver de código aberto para HDMI 2.1, usuários de Linux terão que recorrer ao DisplayPort para resoluções mais altas
O HDMI Forum, consórcio de empresas responsável pelo desenvolvimento e padronização do HDMI, barrou o driver de código aberto que a AMD estava criando com base na versão 2.1 da tecnologia. A solução serviria para levar recursos da versão mais recente da conexão para usuários de sistemas livres, como o Linux.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
Mais especificamente, o driver permitiria que computadores Linux com placas Radeon usassem a porta para exibir imagens em 4K@120Hz e 5K@240Hz, especificações mais recentes da tecnologia.
“O Forum rejeitou nossa proposta, infelizmente. Neste momento, uma implementação de código aberto do 2.1 não é possível sem violar os requerimentos do Forum”, declarou Alex Deucher, engenheiro de Linux para a AMD.
No momento, a solução para resoluções e taxas de atualização mais elevadas em dispositivos Radeon com sistemas open source é recorrer à conexão DisplayPort.
HDMI é tecnologia proprietária
A conexão HDMI se tornou tão comum que muitas pessoas não se lembram que não se trata de uma tecnologia aberta. Seu uso envolve o pagamento de royalties para as empresas participantes do Forum.
A versão 2.1 do padrão de conexões de display mais usado no mundo traz mudanças significativas em relação à sua implementação anterior. Leia mais detalhes sobre o assunto – e sua relação com o PS5 – clicando aqui.