Geração Zen 6 de processadores Ryzen pode ter três tipos de core
Canal famoso por rumores e vazamentos de hardware diz que futuros Ryzen terão opção de núcleos ainda mais densos
A AMD se prepara para o lançamento de processadores Ryzen baseados em Zen 5 neste ano, mas os rumores sobre Zen 6 já começam a aparecer. De acordo com informações não oficiais, a fabricante vai trabalhar com três tipos de núcleos em seus futuros componentes.
Atualmente, a AMD já usa cores Zen 4 e Zen 4c para a série Ryzen 8000. Eles contam com diferentes densidades de transistores e aparecem juntos nos processadores, para balancear performance e eficiência energética. Espera-se a mesma fórmula para Zen 5.
Já os núcleos baseados em Zen 6 (codinome Medusa) serão divididos em três tipos: standard, dense classic e client dense. Isso segundo o canal Moore’s Law Is Dead (MLID), famoso por vazamentos e rumores de hardware.
Os cores standard e dense classic seriam como os Zen 6 e Zen 6c, respectivamente, com client dense sendo a nova opção, ainda mais densa em sua quantidade de transistores. Isso resultaria num gasto ainda maior de energia, mas performance mais elevada – daí seu nome, de produtos voltados para o segmento profissional.
Importante lembrar que as informações ainda estão na fase de rumores e podem ser alteradas até aparecer algum anúncio oficial da AMD. Mas isso não deve acontecer antes do lançamento oficial dos Ryzen baseados em Zen 5.
Nova geração Ryzen chega neste ano
Enquanto os rumores e boatos se antecipam para falar de Zen 6, já teremos uma nova geração dos processadores AMD ainda neste ano, baseada em Zen 5.
Apesar de não falar abertamente sobre os produtos neste momento, a fabricante já confirmou seu lançamento para 2024, com modelos de codinome Strix Point para notebooks. Leia mais a respeito clicando aqui.