Tecnologia

GeForce RTX 5000 da NVIDIA pode vir com memórias GDDR7

Rumores sobre as GPUs da linha RTX 5000 se aquecem, mas informações conflitantes começam a aparecer

por João Gabriel Nogueira
GeForce RTX 5000 da NVIDIA pode vir com memórias GDDR7

A próxima série de placas de vídeo da NVIDIA, atualmente conhecida como RTX 5000, pode vir equipada com a nova geração de memórias GDDR7. É isso que indicam os rumores mais recentes sobre as GPUs, apesar de não haver um consenso entre os “vazadores” a respeito da largura de banda para as placas.

As informações vêm da interação entre dois especialistas em hardware no Twitter. Andreas Schilling, do site alemão HardwareLuxx, e “kopite7kimi”, conhecido pelos seus vazamentos na rede social. “Kopite” afirma que a nova linha de placas vai contar com uma banda de memória de 512-bit, enquanto Schilling aposta em 384-bit.

O especialista em vazamentos insiste na banda de 512-bit, mas os dois parecem concordar com a afirmação de que as RTX 5000 já vão contar com memórias GDDR7. kopite chega a mencionar a velocidade de 28Gbps para os novos modelos.

É interessante ressaltar que GDDR7 tem potencial para chegar nos 48Gbps, então as primeiras versões das novas GPUs da Nvidia ainda terão espaço para evoluir nos próximos anos.

RTX 5000 pode ter novas memórias e muito mais performance

A mudança de geração das memórias para a linha RTX 5000 de placas da Nvidia pode ser necessária para seu modelo mais high-end alcançar o nível de desempenho que tem aparecido nos rumores.

Segundo as especulações, a RTX 5090 pode ter um desempenho entre 60% e 70% melhor do que a RTX 4090, atual modelo mais poderoso da fabricante. Leia mais sobre o assunto clicando aqui.