Futuros SSDs terão capacidade muito maior com novo chip da WD
WD apresenta primeira memória NAND de 2Tb do mundo, que pode facilmente dobrar a capacidade dos próximos SSDs
A WD (Western Digital) apresentou durante uma conferência com seus investidores a primeira memória NAND do mundo com 2Tb de capacidade. Esses são os componentes básicos na fabricação de um SSD, e essa nova tecnologia vai permitir drives de armazenamento muito maiores.
Antes de mais nada é importante ressaltar que Tb significa Terabit, não TeraByte. Há uma diferença considerável de tamanho entre bits e bytes, e o chip de 2Tb equivale a 256GB.
Mas todo SSD é formado por vários componentes NAND, o que resulta nas capacidades que são anunciadas comercialmente quando você vai comprar um produto. Atualmente, os chips usados chegam em 1Tb, então a tecnologia apresentada pela WD tem potencial de dobrar as capacidades dos SSDs futuros sem precisar fazer alterações no design.
A nova geração de memórias NAND foi possibilitada pelo processo de fabricação chamado BiCS8, que a WD usa junto com sua parceira Kioxia. A tecnologia permite criar chips com 218 camadas, um salto em relação ao processo usado pela maioria das empresas hoje em dia, que resulta em 112 camadas.
A tecnologia BiCS8 resulta em memórias QLC para SSD, que não têm tanta qualidade como o TLC que geralmente é usado em produtos premium. A WD, no entanto, ressaltou que o novo processo de fabricação resulta em memórias com até 60% mais durabilidade que o QLC tradicional.
Como será o SSD do futuro?
Como a WD está na fase de mostrar o novo chip de memória para seus investidores, podemos especular que ainda vai um tempo para vermos um produto comercial finalizado com a nova tecnologia.
Mas o prospecto está bem interessante para os SSDs do futuro. Enquanto vemos essa expansão de capacidade, a interface PCIe 5.0 também tem se difundido, permitindo velocidades cada vez maiores. Leia mais a respeito clicando aqui.