Tecnologia

Fabricantes de SSDs querem recuperar lucros aumentando produção e preços dos componentes

SSDs vão ficar mais caros em 2024

por Andrei Longen
Fabricantes de SSDs querem recuperar lucros aumentando produção e preços dos componentes

Uma nova movimentação no mercado global de SSDs está acontecendo neste momento. Após uma desaceleração no ano passado, com retrocessos financeiros em diversas empresas, as fabricantes de SSD estão aumentando, ao mesmo tempo, a produção e os preços dos seus componentes de armazenamento.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Segundo um relatório da MyDrivers, as empresas líderes do mercado de SSDs, entre elas a Western Digital e a Kioxia, estão querendo recuperar seus lucros. E isso vem logo após um aumento expressivo nos valores comerciais dos componentes e na queda da procura global por eles, durante os meses finais do ano passado. Há casos em que os estoques superam os 90%.

Fabricantes de SSDs focarão em tecnologia NAND

Ainda segundo a mesma fonte, as fabricantes estão aumentando a produção de dois tipos de tecnologias para SSD: a NAND de 112 camadas e a NAND 2D, focado para produtos mais avançados. O mercado de IA tem relação direta com essa jogada, pois os usuários estão atualizando seus equipamentos com a nova tendência, exigindo peças melhores.

Além disso, o relatório ainda adianta que os flash NAND podem receber um aumento nos preços. Algo que ficaria entre os 10% e 15% de aumento ainda em 2024. Por conta disso, é esperado um repasse desses valores nos componentes finais para os usuários. E também é daqui que viria a recuperação dos lucros que as fabricantes tanto esperam.